O SUS e o Atendimento ao Autismo

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos serviços para o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), mas ainda com foco apenas em crianças autistas, então para adultos ainda é desafiador encontrar os profissionais corretos para o diagnóstico correto

Diagnóstico e Primeiros Passos

O SUS disponibiliza atendimento pediátrico e neuropediátrico para crianças em unidades de saúde para a identificação de sinais do autismo e encaminhamento para especialistas. Já para os adultos, será necessários primeiramente conversar com clínico geral, explicar a situação visto que não envolve mais tanto os pais, e apos pré diagnostico com o medido, agendar um psicologo ou neurologista ou até psiquiatra, porem ainda é escaço o conhecimento por muitos profissionais para diagnosticar corretamente o TEA, e poderá ocorrer descaso com adultos Nível 1 de suporte visto que é encarado com alguem que já superou e está já na fase adulta, como se não precisasse mais de suporte, apoio, instruções e até medicações.

Centros de Referência

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) oferecem suporte especializado para pessoas com TEA e suas famílias.

Terapias e Acompanhamento

O SUS proporciona atendimento com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais essenciais para o desenvolvimento da pessoa autista.

Medicamentos e Benefícios

Alguns medicamentos podem ser fornecidos gratuitamente pelo SUS para tratar sintomas associados ao autismo, como ansiedade e hiperatividade.

Como Acessar os Serviços?

Os serviços podem ser acessados por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que realizam o primeiro atendimento e fazem o encaminhamento necessário.